ENFISA 2014


Produtos em revendas agrícolas: Será que estão legalizados? - Aula confirmada

27/04/2011 13:24

Fábio Kagi, da Associação Nacional de Defensivos Genéricos, confirma sua participação no Curso sobre Agrotóxicos do ENFISA, a realizar-se de 23 a 24 de maio, em Campo Grande.

 

Resumo da aula: São encontrados em revendas agrícolas diversos produtos químicos de interesse do produtor rural, regulamentados segundo legislação especifica conforme o uso pretendido do produto. Os desvios ocorrem quando, por diversas razões, um produto é registrado para uma situação de uso, mas é utilizado em outra. Por exemplo, quando um produto é registrado como desinfestante domissanitário, mas é usado em uma aplicação agrícola.
Esta apresentação visa elucidar as diferentes regulamentações dos produtos, especificando algumas situações legalidade e ilegalidade, em busca de formas para coibir às principais formas de desvios, que geram problemas como a concorrência desleal entre indústrias e colocam em risco a saúde de aplicadores e consumidores, bem como do meio ambiente, uma vez que os risco! s dos produtos desviados não foram devidamente analisados para a situação de uso em que são aplicados.

 

 

Sobre o prelecionista: Filho de produtores rurais, graduado Técnico Agrícola, pela Escola Técnica Agrícola de Pompéia e Engenheiro Agrônomo, pela Faculdade de Ciências Agronômicas, da UNESP – Campus de Botucatu. Trabalha atualmente na Associação Brasileira dos Defensivos Genéricos, AENDA, entidade que congrega 50 indústrias e empresas interessadas na comercialização de defensivos agrícolas e desinfestantes de uso domissanitário, onde ocupa o cargo de Coordenador-Executivo. É co-responável pelo Projeto de Combate aos Produtos Ilegais da Associação, que visa combater as situações de desvios de uso em produtos registrados como defensivos, saneantes, fertilizantes, aditivos de alimentos, entre ouros, focando no combate à indicação dos desvios pelas indústrias fabricantes. Adicionalmente trabalha nas atividades de atualização de informações aos associados e representatividade da Associação. 

 

—————

Back