ENFISA 2014


10 benefícios do ENFISA

Harmonização de procedimentos de fiscalização e legislação
Cumprindo seu objetivo principal, a cada ano o ENFISA colabora para que as legislações e os procedimentos de fiscalização estejam cada vez mais semelhantes. Isso é beneficio para os estados, que vão aos poucos se igualando e para as empresas que não precisam se adequar a 27 procedimentos e legislações diferentes.

 

Evolução dos estados
O envolvimento no evento fez com que os estados evoluíssem também individualmente. Em 2002 alguns sequer pensavam em ter legislações sobre agrotóxicos e hoje se vêem trabalhando para aprimorá-las ou finalizá-las. O mais interessante é que a colaboração é constante. Passado o evento, ocorrem reuniões e encontros para a construção compartilhada de documentos e tomada de decisão.

 

Melhoria do sistema agropecuário no país
Consequentemente à evolução dos estados e à harmonização de procedimentos e legislações temos uma melhoria do sistema brasileiro de fiscalização e organização no que se refere aos agrotóxicos. O nível das discussões e das ações está cada vez mais elevado. 

 

Aproximação entre Governo e empresas
É cada vez maior a integração entre as empresas do setor de agrotóxicos, o Ministério da Agricultura e os órgãos estaduais de defesa agropecuária. Todos podem expor seus motivos e demandas e tentar chegar num resultado que não prejudique nenhum dos elos. O MAPA pode compreender a situação das indústrias no que se refere a registro, por exemplo, e priorizar alguns processos. Na mesma medida, a indústria passa a entender os procedimentos de fiscalização do governo. Essa aproximação é benéfica para todos.

 

Parcerias entre diferentes órgãos
Com o ENFISA, os procedimentos de fiscalização tem se aprimorado e são melhor compreendidos pelos diversos segmentos. Assim, tem sido possível estabelecer parcerias entre órgãos públicos e a iniciativa privada, em que se unem pelo mesmo objetivo, Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, Polícia Federal, SINDAG, cada um dentro das suas atribuições e competências, mas juntos para coibir comércio e uso de agrotóxicos ilegais (contrabandeados, roubados ou falsificados).

 

Sensibilização da sociedade e atenção à saúde pública

A realização do evento é sempre noticiada nas mídias regionais e por vezes, nacionais. Isso gera uma aproximação com a sociedade em geral, que ainda precisa aprender muito sobre o tem, mas já ouve falar que algo está sendo feito. Constata-se que todas as discussões influenciam diretamente os consumidores e a saúde pública, principalmente no que diz respeito à qualidade dos alimentos.

 

Valorização profissional

Desde a primeira edição do evento a preocupação com os profissionais vem sendo abordada. O objetivo maior é a valorização e a consolidação da carreira de Fiscal Estadual Agropecuário. Os encontros propiciam espaço para discussão e também propostas de ações para alcançar essa meta. Aos poucos os profissionais vão se organizando para que seu trabalho seja cada vez mais valorizado e reconhecido como essencial para a segurança alimentar.

 

Crescimento pessoal dos profissionais

É cada vez maior o envolvimento nos debates e a evolução mais perceptível está na forma como os assuntos são tratados: com mais profissionalismo. Os temas têm sido discutidos de forma técnica, objetivando aprimorar a fiscalização no uso e comércio de agrotóxicos. Essa evolução nas discussões é consequência do crescimento que o evento tem proporcionado, individualmente, a cada profissional. Isso vai desde o conhecimento ampliado à mudança de comportamento e nova postura de ação.

 

Compromisso

Com o passar das edições, é crescente a preocupação com os compromissos assumidos. As Cartas apresentam ações e estas são cumpridas ou pelo menos, tem havido esforço em cumpri-las. Isso representa um maior envolvimento dos participantes, que estão dando a devida importância aos encontros.

 

Integração profissional

O ENFISA tem permitido que os diferentes profissionais ligados aos agrotóxicos, seja do MAPA, dos órgãos estaduais ou das empresas, se conheçam e estreitem suas relações. Isso é positivo na medida em que possibilita conhecimento direto do trabalho do outro. O bom relacionamento facilita a troca de experiências e a tomada de decisão, promovendo a abertura para que cada um manifeste seu ponto de vista e necessidade.